terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Madre Tereza de Calcutá: A investigação de uma caridade e missionariedade.



                                                                                                      In memoriam Christopher Hitchens


             Muitas alegações feitas por clérigos não são totalmente aceitas ou deixam de ficarem sem críticas. Mais a santidade de uma freira albanesa de novo Agnes Bojaxuh, é uma proposição aceita por muitos que nem são fiéis, e sua fama multicultural tem se espalhado por todo o mundo. Então, como esse leilão de credulidade começou?
             No ano de 1969, uma rede de televisão escrupulosamente neutra e objetiva, enviou um senhor com segundas intenções, Malcolm Muggeridge, para pagar uma visita devocional até o santuário de Madre Tereza de Calcutá. Sendo mesmo arrogante, quase ao ponto de ser humilde, Muggeridge ficou convencido de que ele e sua equipe tornaram-se instrumentos divinamente nomeados, do que ele alegou ser o primeiro milagre televisivo, ter visto uma aura luminosa sobre a cabeça de Madre Tereza após a edição das imagens. Assim nasceu uma estrela. Este profano casamento entre uma mídia sensacionalista e superstição medieval, deu origem a um ícone, que poucos desde então tiveram o mau gosto de questionar. De a um homem a reputação de que ele cedo madruga, e no dia seguinte ele estará acordando ao meio dia, disse Mark Twain.



              Lar dos Moribundos de Madre Tereza. O lugar recebeu constantes apelos da Unesco por falta de higiene e miséria extrema.



A emblemática instituição de Madre Tereza e sua ordem é o Lar dos moribundos. Um hospital que supostamente suaviza os últimos momentos de pessoas desamparadas. A voluntária Mary London descreve algumas imagens de quando chegou pela primeira vez no local: Minha impressão inicial foi de todas as imagens da Segunda Grande Guerra, como o campo de concentração de Belsen. Todas as pessoas tinham a cabeça raspada. Não há cadeiras em lugar, macas pelos chãos. Pensei comigo, o que é isto? Cada quarto tinha 50, 60 pessoas amontoadas. Essas pessoas estavam morrendo, nenhuma assistência médica era dada a elas. Nenhum analgésico, a não ser aspirina. Não havia soros o suficiente. As agulhas que usavam e reusavam de novo, e de novo. Algumas das enfermeiras lavando as agulhas em torneiras de água fria. Perguntei a uma delas por que estava fazendo desta forma e ela respondeu: Bom, para limpa-las. Respondi: Sim, mais por que não esta esterilizando com água fervente? Ela respondeu: não faz sentido, não há tempo. As pessoas são submetidas a banhos frios e não podem receber a visita de nenhum parente.



Em um discurso de 1992 na Califórnia, Madre Tereza confirmou sua própria fama de aliviar os moribundos: Desde quando começamos em 1952, 29.000 pessoas morreram em nossa casa em Kalighat.
O culto a morte e ao sofrimento, depende de seus efeitos sobre os mais vulneráveis e nos menos desamparados. Bebês abandonados, ou doentes terminais, por exemplo. Que fornecem oportunidade para a caridade, e a matéria prima para demonstração de compaixão.
Mary London descreveu mais uma parte: No primeiro dia que estive lá e terminei minha parte na ala das mulheres, saí e fiquei aguardando meu namorado na ala dos homens, que estava procurando por um rapaz de 15 anos. Que estava morrendo e uma médica americana me disse que tinha tentado tratar este garoto e que sua doença se tratava de uma simples complicação no rim, que foi piorando por ele não receber nenhum antibiótico. Então ela me disse que estava muito revoltada, mas também muito conformada, que tantas pessoas estavam nesta situação, e me disse: Bem, eles não o levarão a um hospital. Respondi: Por quê? Tudo o que temos que fazer e pegar um táxi e levá-lo ao hospital mais próximo. Ela me disse: Eles não vão fazer, se fizerem com um farão com todo mundo.
A ternura com o não nascido é compartilhada por muitos de nós. Mas a ternura com o feto é também um assunto demasiado político. Que fez o foco das cruzadas mundiais de Madre Tereza. Ela não tinha políticas do modo que ela afirmava. Mas quando esteve em Londres em 1988, ostencivamente como uma defensora dos sem tetos, ela chegou aos ouvidos da rainha, e tentou conduzi-la a um apoio para um projeto de lei limitado ao aborto. As pessoas que organizaram o encontro, não tinham dúvidas que sua visita era política.
Quando a Irlanda organizou um referendo popular para decidir a continuidade ou não da proibição do divórcio. Madre Tereza voo até lá e fez veementes discursos chamando o povo a votar a favor da proibição. No entanto, quando sua amiga, a princesa Diana, divorciou-se, ela disse publicamente: Foi melhor assim, ela não estava feliz neste casamento.
O mundo rico tem uma consciência pobre. Ele quer de fato, ele precisa pensar que algum lugar, esteja fazendo algo pelo chamado Terceiro Mundo. E o mito de Madre Tereza serviu a este desejo. No apelo subliminar que isto produz, há um pouco de missão aos pagãos. Um pouco do antigo posto colonial. Enquanto que no silêncio e no comportamento miserável de seus pacientes, existe um pouco do pobre merecedor.
A grande esperança branca desta iconografia assume o imenso buraco negro. E a recompensa não está de forma alguma no paraíso. Para alguém que este reino não é deste mundo, Madre Tereza tinha acesso fácil aos tronos, domínios e poderes. Se você fosse à Calcutá, teria 50 % de chance de encontrá-la. Era muito mais fácil vê-la pousando para fotos junto com famosos ou ao lado dos mais diversos corruptos de nosso mundo.
Por que será que os governantes mundiais de nosso pecaminoso mundo desenvolveram tanto interesse nela? É por que ela devolve o elogio? Ela pode ou não confortar os aflitos, mas certamente ela nunca foi conhecida por afligir os confortáveis. Quando visitou o então presidente americano Ronald Reagan, que a concedeu a medalha a liberdade e ao mesmo tempo armou e pagou os esquadrões da morte na América Central. Aceitando o prêmio com sua costumeira modéstia, ela murmurou: eu nunca percebi que você amava tanto as pessoas.  
Os representantes assassinados por Reagan, entre muitos outros, estão quatro freiras americanas, o arcebispo católico de São Salvador, e no exato momento que estava celebrando uma missa. Mas visitando os estados chacinados da região naquela época, Madre Tereza não encontrou nada de calamitoso. Tudo estava pacífico na parte do país em que visitamos, ela alegou após visitar campos de extermínio na Nicarágua. Acrescentando por precaução: eu não quero me envolver com este tipo de política.


 Arcebispo de El Salvador, assassinado a mando de Ronald Regan durante a Guerra Civil.


            O que Madre Tereza fez, aceitando implicitamente a idéia de que não há muito o  que fazer pelos pobres, exceto tira-los das ruas. Você não pode mudar suas atitudes, sentir que eles tenham uma capacidade, e que eles têm meios e podem melhorar e mudar a vida. Esta não fazia parte da agente de Madre Tereza, seu interesse fanático era por salvar suas almas. Ou nas suas próprias palavras: as pessoas têm que sofrer como Cristo sofreu na cruz. Robin Fox, editor da revista médica britânica The Lancet, tentou aliviar as dores de um moribundo em estado terminal, mas foi repreendido por Madre Tereza que disse: Neste momento de sofrimento você está beijando Jesus. A resposta do homem que agonizava foi: Então diga para Jesus parar de me beijar
           Levando em conta seu culto a morte, Madre Tereza nunca mentiu sobre seus propósitos como amante da pobreza. Em outra de suas palavras: Acho muito bonito que os pobres aceitem o seu destino.
           Como a maioria das pessoas que alegam serem apolíticas, Madre Tereza era na prática uma aliada do ‘status quo’. E quando o status é ameaçado, era uma confiável aliada de forças conservadoras. Isto a coloca em um ousado contraste para aqueles que mesmo religiosos, rejeitaram as conclusões fatalistas e submissas da pobreza, que são promulgadas por tradicionalistas católicos como ela.
         A hierarquia católica nunca perdoou o padre Aristide, presidente do Haiti eleito legalmente, a quem considerava como uma base herética. Pelos seus esforços em perseguir os agiotas do templo, foi banido de sua ordem, e proibido de celebrar missas. Até que por fim, o Vaticano era a única potência estrangeira a reconhecer a junta militar que desgovernou o Haiti. Madre Tereza também ajudou a preparar o terreno para isto. Em 1980 ela visitou a ilha e aceitou o Prêmio Haitiano da legião da honra, de ‘Baby Doc’ Duvalier. Ela achou muito por elogiar este regime corrupto e dinástico. Dizendo aos espantados repórteres: Visto um povo pobre, tão bem familiarizado com seu chefe de Estado, como eles simpatizavam e estavam tão perto dos Duvalier. Foi uma linda lição para mim.


                              Madre Tereza com a esposa de Baby Doc, uma das mais tirânicas ditaduras.


       

      O povo haitiano, não podia de fato esperar para chegar mais perto dos Duvalier. As mortes, corrupções e opressões de um dos piores regimes totalitários da história, levaram o povo haitiano a tirá-los do poder após muito protesto e violência. A família mudou-se para sempre para a Riviera Francesa.


 
 Madre Tereza junto ao seu amigo Charles Keating, condenado pela maior rombo da história dos Estados Unidos




Madre Tereza admirava a força dos poderosos. Quase tanto quanto ela recomendava a resignação dos pobres. Quando ela visitou sua terra natal, a Albânia, ela pareceu ter levado a sério a afirmação notória de São Paulo, que ‘os poderes que existem, foram ordenados por Deus’. As autoridades da Albânia tinham declarado o primeiro estado do mundo oficialmente ateu. Eles perseguiram qualquer forma de adoração, exceto ao seu líder, Enver Hoxha. Sem saber, avergonhada, ela deixou um buquê de flores sobre o túmulo de Hoxha. Não constante em honrar um stalinista assassino e dos esquadrões da morte, ela também deixou uma coroa de flores no Grande Monumento da Albânia, uma causa que uma vez ‘sorriu’ para o papa Pio IX, e seu amigo Benito Mussolini.
A Albânia é por razões seculares rica em órfãos. Então ouve um amplo esforço de especialistas em orfanatos, em exaltar as instituições do regime, mantendo o silêncio sobre suas vítimas.
Se como já citado, parece algumas vezes que a Santa de Calcutá nunca esteve em Calcutá, isto pode ser por que ela operava mais como embaixadora, de um papado altamente politizado. A política externa do Vaticano levou a freira desde a costa do Líbano, aonde a milita católica perpetuou assassinato em massa nos campos de Sabra e Shatila. Para Nicarágua, aonde o cardeal era o patrono dos ‘contras’. Até a Armênia, aonde ela ajudou a Santa Igreja a conquistar uma fatia da União Soviética. Em troca, João Paulo II ficou conhecido por tê-la colocado numa via rápida para canonização.
O gênio da auto promoção, Robert Maxwell, deu uma bela ajustada, com o talento de Madre Tereza em levantar fundos. Nos Estados Unidos, Madre Tereza aceitou mais de um milhão de dólares do Sr. Charles Keating. Um católico da ala direita fundamentalista e cruzador da batalha contra a pornografia, que também era um magnata de poupança e empréstimo da Califórnia. O problema com o Sr. Keating, era que ele estava usando dinheiro alheio. Ele permaneceu na prisão até sua morte em 31 de março de 2014, após o maior escândalo da história na economia americana. Mas enquanto estava no auge, Madre Tereza esteve com ele, tendo acesso inclusive, rotinamente ao seu jato particular. Quando a fraude do rombo de 250.000.000,00 milhões de dólares foi descoberta, ela enviou ao juiz Lance Ito, uma carta com seu estilo ingênua, bem diferente dos outros seus escritos, em que pintava o acusado como um homem bom, e que sempre ajudara os pobres. Pedia ao juiz que olhasse no fundo do seu coração antes de emitir o julgamento e se perguntasse o que Jesus faria neste caso. O promotor Paul W. Turley, respondeu-lhe dizendo que o dinheiro que ela tinha recebido era fruto de roubo, e que ela devolvesse o dinheiro. E a pergunta do promotor de o que Jesus faria se recebesse um dinheiro como aquele, bem como o dinheiro, nunca teve nenhuma resposta.


        O culto a Madre Tereza tornou-se internacional. Com um faturamento anual de dezena de milhões. Se concentrados em Calcutá, isto poderia certamente sustentar um grande hospital, e talvez mesmo, fazer uma diferença digna de atenção. Mais parece que para ela e sua ordem, o convento e a catequese importam mais que uma clínica. Mais de duzentos conventos espalhados pelo mundo. As pessoas enviavam dinheiro de todo o mundo a ela. Somente nos Estados Unidos, sua conta chegava aos 50 milhões de dólares, que eram distribuídos em várias de suas fundações no mundo, menos em Calcutá na Índia, aonde ela teria que pagar impostos.
       Apesar de toda sua fortuna, Madre Tereza insistia na imagem de dama dos pobres e vangloriava-se de sua humildade. Tudo tinha que ser mendigado todos os dias. Entretanto em certa ocasião as irmãs receberam uma grande quantidade de tomates. Para que não estragassem fizeram extrato. Foram severamente repreendidas por Madre Tereza que disse: Quem guarda comida de um dia para o outro não está confiando na Divina Providência.
      Nas palavras de Christopher Hitchens: Madre Tereza de Calcutá foi uma fanática, fundamentalista e uma fraude. Tudo o que pensávamos sobre ela é falso. Isso pode ser surpresa para muitos, mais já é conhecido desde a década de 1990, aonde começou uma investigação sobre ela com nomes como Geneviève Chénard, e no documentário da BBC traduzido no Brasil como Anjo do inferno, de Christopher Hitchens.
      Deve ter sido a única e a mais sucedida falcatrua emotiva do século XX. Nunca foi amiga dos pobres como alegava ser, e sim amiga da pobreza. E pregava como uma dádiva, um presente de Deus. Amiga dos poderosos como a já citada família Duvalier no Haiti, uma das mais obscenas infladas dinastias ditatoriais.    
Além de também ter pego dinheiro de Charles Keating, o homem que roubou milhões de aposentadorias através da Lincoln and Loans na Califórnia. Tudo para construir conventos em seu próprio nome, mais de duzentos deles ao redor do mundo. Bem como fundar uma ordem que leva seu nome. Isto não é modéstia, e nem humildade. Não exaurem minha crítica sobre ela também, nem falei nada sobre esta pessoa terrível.
      Nós todos sabemos que existe uma cura para a pobreza. Uma cura rudimentar, mais que funciona. Funciona em todos os lugares pela mesma razão. Popularmente chamada de dar igualdade as mulheres e poder sobre elas mesmas. É a única coisa que funciona, foi testada em vários países e deu certo. Se você permitir as mulheres que tenham algum controle sobre o seu ciclo reprodutivo, para que elas não sejam acorrentadas pelos seus maridos e outros, obrigadas a ficarem grávidas anualmente e morrerem jovens e doentes. Se você libertá-las disto e promover saúde básica deste tipo, toda a base cultural, social, médica, econômica deste lugar vai aumentar.
       Madre Tereza passou a vida inteiro fazendo campanhas contra este resultado. Segundo ela a contracepção era moralmente equivalente ao aborto, e aborto equivalente ao assassinato.
       Ela procurava manter uma imagem pública de pessoa humilde, mas não via nada de mais em aceitar as ofertas para viajar de primeira classe que as linhas aéreas lhe faziam. E foi assim que ela viajou a Roma para o seu primeiro encontro com o papa. Ao desembarcar, vestiu seu humilde sari e tomou um ônibus. É claro que, no dia seguinte, todos os jornais a retrataram como a freirinha humilde que andava de ônibus e se vestia pobremente, sem se perguntar como é que ela teria conseguido viajar até a Itália.
      Em 1993, o sacerdote Donald McGuire, que era amigo de Madre Teresa, estava afastado de suas atividades por abusar de um garoto. A missionária usou sua influência para que McGuire voltasse à ativa.
Nos anos seguintes, oito novas queixas de pedofilia foram apresentadas por fiéis à Igreja e às autoridades. E McGuire acabou condenado a 25 anos de prisão.

      Chattelerjee Aroup é um médico inglês que nasceu e foi criado em Calcutá. Após anos de investigação ele publicou um livro chamado Madre Tereza: O veredicto. Nele Aroup diz: Tudo é uma mentira. Nenhum indiano nunca recebeu um donativo dela nem quando a usina nuclear sofreu um acidente por parte de negligentes, e a morte predominou em Calcutá, alguém recebeu alguma coisa. Quanto a alegação de um orfanato com 5.000 crianças em Calcutá, Aroup diz: Desde que me lembro e toda vez ouço falar disto, posso afirmar com clareza que esse orfanato nunca existiu.

      Madre Tereza fazia questão de falar de como era triste ver as pessoas se reunindo nas ruas de Calcutá para pedirem ajuda a ela. No entanto, quando alguém precisava era informado para ligar para a emergência no 102 911, como nos Estados Unidos, o que não teria nenhuma ligação.

     Enquanto sua afirmação de alimentar todos os dias de 5.000 a 9.000 pessoas por dia em Calcutá? Nas três cozinhas da Ordem, a sopa distribuída diariamente atendia o máximo de 300 pessoas por dia, antes as irmãs distribuíam vales de alimentação preferenciais para os que eram católicos.

      Um dos ramos mais lucrativos da ordem está em Nova York. Susan Shields serviu a ordem por quase nove anos como freira. Ela relata que passava a maior parte do tempo escrevendo cartas para mendigar dinheiro e contando cheques: Todas as noite, cerca de 25 irmãs passavam horas preparando recibos de doação. Era como um cinto em produção de fábrica. No Natal o fluxo de doações era incontrolável. Tanto que o carteiro trazia sacos cheios de cheques. E Valores acima de 50.000 dólares eram bem comuns, afirma a ex-freira.

      O Vaticano tornou as pressas para sua beatificação, sem esperar que se passem os 7 anos regulamentares de sua morte para iniciar o processo. E o milagre que foi aceito como evidência de sua santidade é, no mínimo, suspeito: Monica Besra, 30 anos, analfabeta, da aldeia de Dangram, a noroeste de Calcutá, em 1998, um ano após a morte de Madre Teresa, se disse curada de um tumor no ovário após tocar em uma medalha da “santa”. Os médicos do hospital Balurghat afirmam que a cura foi resultado do tratamento a que ela foi submetida e nem seu marido, Seiku Murmu, acredita nela. Em agosto de 2001 o “milagre” foi informado ao Vaticano e aceito duas semanas depois, tendo início o processo de beatificação.     
      A irmã Betta, das Missionárias da Caridade, pediu para ver o prontuário da paciente, onde sonografias e relatórios mostravam a evolução do tratamento, e agora se recusa a devolvê-lo ou a fazer comentários.
Sua fundação, Missionárias da caridade, parece ter levado o fardo de sua fundadora. Na maioria das Instituições fundadas pela Ordem, o mesmo estilo e culto a morte e a pobreza são vistos. Em 2007 descobriu-se que cerca de 550 freiras tinham entre outros privilégios, direito ao seguro desemprego. Maria Nirmala, sucessora de Madre Tereza, quando perguntada se sabia o valor de todo o dinheiro arrecadado, deu como resposta: Incontável...incontável.
      A caridade e humanismo são virtudes que muitos de nós compartilhamos. Entretanto, nunca fez nenhum mal analisarmos para qual objetivo esta sendo usado. Nossa análise de fundações para caridade, tem tido novos olhares e pensamentos céticos, após descobrirmos que os governantes de nosso mundo e muitos de nossos irmãos, estão a destiná-lo para um objetivo bem diferente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário